Documentário Inédito sobre Luis Fernando Verissimo Estreia na Mostra Competitiva do Festival É Tudo Verdade

O renomado escritor gaúcho Luis Fernando Verissimo, prestes a completar 80 anos em setembro de 2016, torna-se o foco do documentário "Verissimo", dirigido por Angelo Defanti (conhecido por "O Clube dos Anjos"). O filme terá sua estreia mundial na Mostra Competitiva de Longas Brasileiros no Festival É Tudo Verdade, que ocorre entre 3 e 14 de abril em São Paulo e Rio de Janeiro. 

Produzido pela Sobretudo Produção, Lacuna Filmes e Canal Brasil, o documentário chegará aos cinemas em 02 de maio, com distribuição pela Boulevard Filmes em codistribuição com a Vitrine Filmes e Spcine. Angelo Defanti, que já explorou o universo literário de Verissimo em suas obras anteriores, como "O Clube dos Anjos", além de curtas baseados em contos do escritor gaúcho, mergulha agora na vida pessoal do autor. O filme acompanha Verissimo em seus dias comuns, permitindo que a câmera entre em seu cotidiano enquanto se aproxima de seu 80º aniversário.






O cineasta conta que a filmagem entrou no cotidiano da casa, e, como se vê na tela, toda a família participa do filme. “Durante o mês de filmagens, fui rigorosamente todos os dias na casa. Para manter essa constância, compreendi logo que seria importante criar variações nos horários e nas atividades que registrava. 

Os 90 minutos do filme são fruto de análise de quase 100 horas totais de material. A proposta inicial era ter os últimos 15 dias de 79 anos de um homem e os primeiros 15 de 80. Na montagem, vimos que o dia do aniversário em si era o inevitável clímax da história – guardadas as devidas proporções que um sujeito pacato consegue viver de clímax”, explica Defanti.

Defanti descreve o escritor como "um senhor de movimentos lentos, introvertido, não muito fã de socialização, com leve pendor ao sedentarismo". Ele conta que a ideia era capturar não apenas o escritor, mas também sua família, que participa ativamente do filme. "Ele é quase um anti-personagem. O desafio era transformar a inação em algo luminoso", diz o diretor.



O cineasta revela que a relação com a família Verissimo foi amistosa, mas discretamente observadora. "Demorou muito pouco até a câmera e eu deixarmos de ser novidade e virarmos parte da paisagem da casa, como um abajur ou uma cor de parede. Estar no café da manhã um dia e no jantar no outro concedeu variação ao material, mas também baixou as guardas da família", relata.

O documentário promete mostrar um lado pouco conhecido do autor, especialmente para os fãs de sua obra. Verissimo, tímido, contrasta com sua esposa, Lucia, que é mais extrovertida. "O Verissimo encabulado de uma entrevista sendo tão ou mais retraído na vida eleva a observação do público a um outro patamar", destaca Defanti.


Com uma abordagem intimista e reveladora, "Verissimo" promete oferecer uma visão única sobre a vida e a obra do célebre escritor brasileiro. O filme será lançado nos cinemas brasileiros em 02 de maio, após sua exibição no Festival É Tudo Verdade. Confira as sessões do documentário no festival:

SÃO PAULO

10/04 – 20h30 – Espaço Itaú de Cinema Augusta 1 (Rua Augusta, 1475)
11/04 – 19h30 – Cinemateca Brasileira (Largo Sen. Raul Cardoso, 207)

RIO DE JANEIRO

09/04 – 20h30 – Estação NET De Cinema Botafogo 2 (R. Voluntários da Pátria, 88)
10/04 – 17h30 - Estação NET De Cinema Rio 5 (R. Voluntários da Pátria, 35)


Sinopse:
Um documentário observa Luis Fernando Verissimo enquanto Luis Fernando Verissimo observa o mundo ao seu redor se ouriçar com a chegada dos seus 80 anos.

Ficha Técnica:
Direção: Angelo Defanti
Família Verissimo: Luis Fernando, Lucia Helena, Clarissa, Fernanda, Mariana, Pedro, Lucinda, Davi, Andrew, Ricardo, Mafalda (in memoriam) e Erico (in memoriam).
Direção de fotografia: Angelo Defanti e Bruno Polidoro
Montagem: Eduardo Aquino
Desenho e edição de som: Felippe Mussel
Mixagem: Bernardo Adeodato
Coordenação executiva: Veronika Berg
Produtor associado: Daniel Ribeiro
Produção executiva: Bárbara Defanti e Diana Almeida
Produzido por Bárbara Defanti, Diana Almeida, Angelo Defanti






Veja também:


Nenhum comentário: