EU, CAPITÃO | Filme de Matteo Garrone Indicado ao Oscar Explora Jornada Épica de Imigrantes Africanos

Indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional EU, CAPITÃO é uma obra que retrata a jornada de dois adolescentes senegaleses, Seydou e Moussa, que deixam Dakar em busca de uma vida melhor na Europa. Durante a viagem, eles enfrentam diversos obstáculos que revelam o lado mais sombrio da humanidade.

Matteo Garrone, o diretor do filme, destaca que a inspiração veio das histórias reais de imigrantes que enfrentam situações perigosas em sua busca por uma vida melhor. O cineasta busca apresentar uma narrativa diferente daquela comumente retratada pela mídia, dando voz aos próprios imigrantes para que possam contar suas experiências.





Ganhador de diversos prêmios no Festival de Veneza, entre eles de direção, o filme acompanha a jornada épica de dois adolescentes senegaleses, Seydou (Seydou Sarr) e Moussa (Moustapha Fall), que deixam Dakar e partem rumo a Europa. A viagem, no entanto, é repleta de obstáculos que, entre outras coisas, mostram o que pode haver de pior no mundo, desumanizando os dois rapazes.

Garrone, que assina o roteiro com Massimo Ceccherini, Massimo Gaudioso e Andrea Tagliaferri, explica que conhecia as histórias de imigração apenas pela mídia que costuma narrar apenas os últimos lances dessas jornadas. A ele, interessava também saber o que acontece antes das pessoas chegarem na Europa.

Ao visitar um centro de acolhimento para menores em Catânia, Itália, ouvi a história convincente de um jovem africano que, ainda com 15 anos, conduziu um barco durante todo o caminho para a costa italiana, salvando assim a vida de todos os seus passageiros.  
(Matteo Garrone)



Com o filme, Garrone pretende trazer imagens completamente opostas àquelas perpetuadas pela mídia tradicional, narrando a partir do ponto de vista dos imigrantes, para que eles mesmos possam contar suas jornadas com seus perigos e superações.

“Para poder contar sua história repleta de perigos por dentro, tive que mergulhar no mundo deles, que é tão distante do meu. Para conseguir isso, tive que construir uma relação de colaboração constante com meninas e meninos que viveram uma situação horrível e que me orientaram durante a concepção do filme. Durante muito tempo, tive dúvidas sobre a minha legitimidade para contar esta história, mas é a história deles que eu conto.”

O elenco do filme é composto por atores senegaleses jovens e talentosos, selecionados após um processo de seleção que abrangeu tanto a África quanto a Europa. A crítica especializada tem elogiado a abordagem do filme, destacando sua construção clássica e sua capacidade de destacar as histórias reais de imigrantes.

Sinopse:
Ansiando por um futuro mais brilhante, dois adolescentes senegaleses embarcam em uma jornada da África Ocidental para a Itália. No entanto, entre seus sonhos e a realidade reside um labirinto de postos de controle, o Deserto do Saara e as vastas águas do Mediterrâneo.

Ficha Técnica:
Direção: Matteo Garrone 
Roteiro: Matteo Garrone, Massimo Ceccherini, Massimo Gaudioso, Andrea Tagliaferri 
Produção: Matteo Garrone, Paolo Del Brocco 
Elenco: Seydou Sarr, Moustapha Fall, Issaka Sawadogo, Hichem Yacoubi, Doodou Sagna 
Direção de Fotografia: Paolo Carnera 
Desenho de Produção: Dimitri Capuani 
Trilha Sonora: Andrea Farri 
Montagem: Marco Spoletini 
Gênero: drama, suspense, guerra 
País: Itália, Bélgica, França 
Duração: 121 minutos
Ano: 2023 




Nenhum comentário: