Gen V | Uma Empática Perspectiva Sobre o Gênero de Super-Heróis (Contém Spoiler de The Boys)

Do mesmo Showrunner de Sobrenatural, "Gen V" estreia com força no Prime Video como uma série derivada da ilustre "The Boys". Com apenas três episódios disponíveis até o momento, Gen V já mostra que tem potencial para ser uma das melhores produções do gênero de super-heróis dos últimos anos.

"Com grandes poderes, vem a absoluta certeza de que você se tornará um grande babaca."

Baseada em uma história em quadrinhos sombria, The Boys é uma sátira afiada do mundo dos super-heróis, retratando-os essencialmente como vilões, agenciados pela Vought Corporation, uma corporação farmacêutica responsável pelo Composto V, um soro que transforma humanos em super-humanos. Essa empresa é responsável também pelo marketing, criando uma imagem falsa dos heróis, que por isso podem parecer mais inofencivos que o próprio amigo da vizinhança Homem-Aranha. 

Mas The Boys não fica somente nisso. Ela também critica um sistema capitalista que explora o nacionalismo e a idolatria. Gen V, enquanto derivado desse mesmo universo deturpado e corrupto de heróis, treina jovens superpoderosos na Universidade Godolkin, ironicamente transformando The Boys em uma franquia de super-heróis e desafiando sua própria narrativa. 

☝️A frase da imagem acima é pura referência a frase do Tio Ben das HQs e filmes do Homem-Aranha da Sony e da Marvel ("Com grandespoderesvemgrandes responsabilidades.") Ela acontece no episódio 'The Last Time to Look on This World of Lies', da terceira temporada de The Boys.




"Quer você queira caminhar pelas ruas perigosas ou pelo tapete vermelho, Godolkin é um espaço seguro para você prosperar."

A primeira grande diferença entre Gen V e The Boys é que a nova série foca mais em narrativa e desenvolvimento de personagens do que em sátira. Isso não significa que a série não seja engraçada, mas o humor está mais integrado à história e aos personagens. Os desafios enfrentados por eles aqui são relacionáveis a nível familiar e estudantil, com apelo principalmente ao público mais jovem. Fãs de The Boys, no entanto, se sentirão em casa; mesmo com a diferença de tom voltada mais para o drama e o mistério dos jovens heróis aqui personificados.

O elenco é um dos pontos fortes da série, sendo composto por Lizze Broadway, Chance Perdomo e Jaz Sinclair, para citar alguns. Broadway é particularmente notável como Emma, uma jovem heroína com capacidade de encolher de tamanho, mas que está tentando encontrar seu lugar no mundo enquanto super-heroína.

Outros destaques incluem Marie Moreau, com uma das histórias de origem mais perturbadoras; a heroína que guia a série. Andre é talvez o personagem com o poder mais comum dentre os apresentados até o momento. O mais interessante é ver como os poderes desses jovens comentam suas dores de forma literal. Enquanto uma se sente pequena, deprimida pelas expectativas externas, outra com capacidade de mudar de gênero, levanta o comentário sobre o espectro de personalidades e como isso afeta ou não a autopercepção.

PUBLICIDADE

"#$@%&"

A narrativa de Gen V é bem desenvolvida e envolvente. A série aborda temas maduros, como sexo, drogas e violência, de forma inteligente e realista, o que poderia ser facilmente negligenciado. É possível notar que a série tem um grande potencial, além de saber trabalhar a nossa atenção e expectativa, adicionando seus personagens em situações diversas onde deverão lidar com seus erros e traumas.

Alternando entre momentos de humor e momentos de drama, a série também sabe dosar cada um deles sem perder seu fio condutor. Os três primeiros episódios mostram com destreza, através de um roteiro ativo e empático, camadas sobre o quanto ser jovem pode ser um desafio ainda maior e mais estranho quando se é 'super'.

Outra vantagem de Gen V sobre The Boys é que ela tem um elenco mais jovem e diversificado. Isso pode levar a uma perspectiva mais fresca sobre o gênero de super-heróis. Ainda é cedo para dizer se Gen V fará jus ao material fonte ("The Boys") que conta com apenas 3 temporadas no Prime Video, mas com uma base fiel de fãs. No entanto, com base nos três primeiros episódios, Gen V tem um promissor caminho a percorrer.

Os episódios de Gen V estão disponíveis para transmissão no Prime Video. Novos episódios estreiam às sextas-feiras, às 21h, culminando com o final da 1ª temporada em 3 de novembro.





Veja também:


Nenhum comentário: